Ancord e AAI, venha entender o que é e como se tornar um

Estamos vivendo um período em que cada vez mais vemos pessoas começando a investir seu dinheiro através do mercado financeiro, aumentando muito a demanda por pessoas trabalhando na área. Ao mesmo tempo, vemos alguns diferentes certificados necessários para se trabalhar nesse mercado, e algumas instituições que fornecem essas certificações e com isso muitas pessoas acabam ficando confusas na finalidade de cada um. 

 

Nesse post iremos falar sobre o que é Ancord e o que faz o agente autônomo de investimento. Venha conosco para entender melhor sobre.

 

O que é Ancord?

Ancord é a sigla para Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias. Ela é uma associação na qual as corretoras aptas a trabalhar com esses títulos, valores mobiliários, câmbio e mercadoria fazem parte.

Ela fornece direcionamento técnico e jurídico, cursos, treinamentos e certificações para a área, porém uma coisa muito importante é que ela é a única instituição do país apta a certificar e credenciar os agentes autônomos de investimento no Brasil.

 

O que é um Agente Autônomo de Investimento (AAI)?

O Agente Autônomo de investimento é uma profissão que tem ganhado muita notoriedade. Muitas pessoas falam que é a profissão do futuro, e instituições como a XP estão buscando muitas pessoas da área e essa demanda está cada vez maior. 

Seu trabalho consiste em colher as análises dos produtos de investimento feita por analistas dessas instituições, e com isso, mostrar ao cliente qual é o mais interessante pro perfil e foco dele. 

Como dito acima, a Ancord é a única associação do país apta a certificar e credenciar os AAIs, portanto, para ingressar neste cargo, a prova da Ancord é o único caminho.

 

Como obter esse diploma?

O AAI é realizado pela Anbima, mas em parceria com a FGV. A inscrição pode ser feita de forma online no site da própria Anbima e custa R$460,00. Após o pagamento você pode escolher o local de prova, que normalmente é em sedes da FGV, e atualmente, devido a pandemia, está sendo realizada de forma online também. 

Qualquer pessoa pode realizar o exame, no entanto existem alguns pré-requisitos para exercer a profissão, ter ensino médio completo, não ter nome sujo em nenhuma instituição financeira e não ter antecedentes criminais.

A prova tem 80 questões e 2 horas e 30 minutos para ser realizada. Para ser aprovado você precisa de um percentual de acerto de 70%, e ela é dividida nos seguintes temas;

  • A Atividade do Agente Autônomo de Investimento (12 questões)
  • Lei no 9.613/98; Circular BACEN 3461/09; 3654/13; Instrução CVM no 301/99 (4 questões)
  • IV – Economia (2 questões)
  • Sistema Financeiro Nacional (3 questões)
  • Instituições e Intermediadores Financeiros (3 questões)
  • Administração de Risco (4 questões)
  • Mercado de Capitais – Produtos – Modalidades Operacionais – Liquidação (20 questões)
  • Fundos de Investimentos (4 questões)
  • Outros Fundos de Investimento Regulados pela Comissão de Valores Mobiliários-CVM (2 questões)
  • Securitização de Recebíveis (1 questão)
  • Clubes de Investimentos (2 questões)
  • Matemática Financeira – Conceitos Básicos (4 questões)
  • Mercado Financeiro – Outros produtos não classificados como valores mobiliários – Modalidades – Operacionais – Liquidação (7 questões)
  • Mercados Derivativos – Produtos – Modalidades Operacionais – Liquidação (12questões)

 

Quanto ganha um AAI?

Como um trabalhador autônomo, o AAI não possui um salário fixo e seus ganhos variam de acordo com sua carteira de investimentos. O Agente Autônomo de Investimento ganha por comissões de seus trabalhos, um percentual da receita que o cliente deixa na instituição financeira que ele contratou, é paga ao AAI.

Com isso, quanto mais clientes você tiver em sua carteira, mais você irá ganhar, e com o tempo, tendo mais experiência e criando seu nome, seus ganhos podem chegar de 3 a 300 mil reais por mês.

 

Que o AAI pode chegar a ter um grande salário nós já sabemos e agora com essas informações você pode saber melhor se essa profissão realmente combina com você. Se você gosta de falar com as pessoas, criar relacionamentos, tratar bem os clientes, a profissão de AAI com certeza é uma ótima opção, e agora só falta estudar e ser aprovado no exame.

Para mais informações sobre esse e outros certificados necessários para se trabalhar no mercado de investimento, baixe aqui o nosso E-book “Passo a Passo para o sucesso com a sua certificação financeira” e visite a nossa plataforma: http://cpa.querosercertificado.com/page/