Os diferentes certificados do mercado financeiro; entenda alguns deles

A cada dia que passa o mercado financeiro vem ganhando mais força, e com isso inúmeras oportunidades estão surgindo.

No entanto, na maioria das vezes para conseguir entrar nesse mercado, é necessário algum certificado, e até mesmo quando não é necessário, com certeza é um grande diferencial.

Nesse post iremos mostrar alguns desses certificados e falar para que cada um deles serve. Venha entender mais sobre esse mundo.

 

Antes de tudo, é importante saber que existem algumas associações que podem fornecer certificados para se trabalhar na área do mercado financeiro e bancário. Nesse post iremos falar sobre os fornecidos por duas dessas instituições, a ANBIMA, Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, e ANCORD, Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias.

Pela ANBIMA falaremos sobre os seguintes certificados:

  • CPA-10: É a certificação em que muitas pessoas do mercado financeiro começam. é destinada – e obrigatória – aos profissionais que atuam na Distribuição de Produtos de investimento diretamente junto ao investidor, inclusive em agências bancárias ou Plataformas de Atendimento. Para pessoas que desejam trabalhar em bancos, ela é o primeiro passo.
  • CPA-20: Assim como o CPA-10, ela é destinada – e obrigatória – aos profissionais que atuam na Distribuição de Produtos de investimento junto ao investidor, porém te possibilita também a trabalhar com atribuições mais complexas, como a venda de produtos de alta renda. Basicamente ela te permite fazer o que o CPA-10 possibilita, porém outras funções mais avançadas também, e da mesma forma é indicada para pessoas que desejam seguir a carreira bancária.
  • CEA: Essa certificação é destinada – e obrigatória – aos profissionais que assessoram os gerentes de conta de clientes pessoas físicas em investimentos, podendo indicar produtos de investimento. É uma certificação mais avançada, pra quem já entende mais do assunto. A pessoa aprovada também pode realizar as tarefas que o CPA-10 e o CPA-20 possibilitam, além de ganhar o título de especialista em investimento pela ANBIMA.

Pela ANCORD, vamos falar da seguinte certificação:

  • AAI: Seu nome é a sigla para agente autônomo de investimento, e essa certificação é destinada aos interessados no exercício da atividade de Agente Autônomo de Investimento, bem como dos empregados das instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, com as atividades de distribuição de títulos e valores mobiliários.

 

Agora que você já entendeu certinho o que é cada um desses certificados e para quais cargos cada um é necessário, esperamos que tenha encontrado qual é o que mais faz sentido para suas necessidades.

Para mais informações sobre esses certificados necessários para se trabalhar no mercado de investimento, baixe aqui o nosso E-book “Passo a Passo para o sucesso com a sua certificação financeira” e visite a nossa plataforma: http://cpa.querosercertificado.com/page/